O prefeito Paulo Lima
protocolou na Câmara de Vereadores o Ofício 100/2024 que pede a retirada de
pauta do Projeto de Lei nº 032/2024. O PL visava autorização para regulamentar
a utilização de recursos oriundos da alienação dos ativos do Departamento Municipal
de Energia Elétrica de Putinga (DEMEEP).
Conforme justificativa
para a retirada do Projeto destaca que o Poder Executivo tem por objetivo
realizar a utilização do referido valor apenas quando diante das necessidades
pontuais e necessárias ao enfrentamento da Calamidade e que o Poder Executivo
utilizará se necessário do Decreto na forma do artigo 65 da LRF, paragrafo 1º
inciso II ou do art. 75-B.
Ocorre que com o Estado
de Calamidade o prefeito pode usar o recurso que está aplicado por Decreto não
sendo necessária a aprovação do Poder Legislativo.
Conforme o assessor
jurídico do Poder Executivo, Rafael Brandini, o recurso só vai se utilizado se
houver a necessidade exclusiva para atos de enfrentamento ao estado de
calamidade e quando for feito será informado ao Poder Legislativo, mas que o
município está cadastrando projeto e pedido ao Governo Federal e Estadual para
o recebimento de recursos e que o município de Putinga já foi contemplado com
recursos para realizar algumas obras de enfrentamento a desastre. O Poder
Executivo não divulgou qual é o valor total que tem aplicado da alienação da
venda do DEMEEP, no início de 2021 eram mais de R$ 3 milhões.