Historia de Putinga


HISTÓRIA DE PUTINGA


Data da Emancipação: 26 de Dezembro de 1963 (Lei Estadual nº 4689)

Data da Instalação: 08 de Abril de 1964

Putinga foi emancipado em 26 de dezembro de 1963, porém os primeiros habitantes, que eram de origem italiana, chegaram ao local por volta de 1910. O nome da cidade originou-se de uma espécie de Taquara chamada Putingal. Putinga em tupi-guarani significa “Cara branca”. A cidade está localizada a 200 km de distância da Capital do Estado, e grande percentual de sua população é de origem italiana.

 

Rompimento da barragem

No dia 12 de setembro de 1953, às 16h60min, aconteceu o rompimento da barragem que servia de reservatório para a Usina Hidrelétrica, colocando em risco toda a população, uma vez que água da represa desaguou no Arroio Putinga, que atravessa o centro da cidade. Não ocorreu uma catástrofe maior graças ao heroísmo de Augusto Franklin Gheno, que ao verificar que a água da barragem estava acima do nível e poderia acabar estourando alertou a toda população do perigo. Após seu rompimento a barragem foi reconstruída com uma capacidade de armazenamento menor. Hoje ela se encontra desativada, mas com projeto de reativação.

A queda do meteorito

O relógio marcava 16h30min, em uma límpida tarde de inverno do dia 16 de agosto de 1937. No local conhecido como Vila de Putinga, que na época pertencia ao município de Encantado, acontecia a festa em honra São Roque, quando um forte estrondo, precedido de um trovão prolongado e ensurdecedor fez com que todos se entreolhassem surpresos. Muitas foram às hipóteses cogitadas pela população sobre o que teria acontecido. Logo a seguir o céu apresentava uma nuvem escura decorrente dos efeitos de um fenômeno celeste. As circunstâncias do súbito estrondo acompanhado pela intensa fumaça que encobriu Putinga e os arredores não deixou dúvida sobre o fenômeno que teria ocorrido: a queda de um meteorito. No dia seguinte iniciaram a procura por pedras, tendo sido desenterrados na propriedade de José Marchese os maiores pedaços encravados no solo numa profundidade de até 2 metros.



Região: VALE DO TAQUARI
População: 3.747 habitantes (censo de 2010)
Área: 219 Km2
Distância da capital: 199 Km
Localização

Encosta inferior do nordeste, na região do Alto Taquari. A uma latitude 29º0007″ sul e a uma longitude 52º0915″ oeste, estando a uma altitude de 435 metros.

 

Pontos turísticos

Barragem e Casa de Máquinas da usina-hidroelétrica Santa Lucia
Barragem Salto Forqueta
Gruta Nossa senhora de Lourdes
Igreja Matriz N. Senhora da Purificação




Atividade Econômica

Agricultura: predominante milho e fumo
De subsistência: trigo, feijão e arroz
Comércio:  varejista em geral
Indústria: frigorífico, ervateira, panificadoras, serrarias, móveis e esquadrias, laticínios e olaria
Pecuária: suinocultura e bovinocultura
Avicultura: aviários
Basalto: pedras preciosas e semi-preciosas

 

Clima

Predomina o clima temperado