A Administração Municipal de Putinga ampliou o perímetro urbano do município, incluindo o distrito de Xarqueada como área urbana, passando a cobrar dos proprietários de imóveis o Imposto Territorial Predial Urbano (ITPU). Os carnês deverão ser entregues nos próximos meses.
Mas, conforme o vereador Juliano Moretto, que reside na comunidade, para a Administração fazer a cobrança do imposto os moradores precisam receber os serviços para o qual o pagarão. “O que vemos são as ruas abandonas, o calçamento precisa de manutenção, cheias de mato, o recolhimento do lixo não é realizado, moradores fazem depósito de lixo sobre a calçada e a falta de manutenção na iluminação pública”, diz.
Moretto destaca que a Administração também não reuniu os moradores para explicar como vai funcionar, se com a cobrança do IPTU a Administração passará a recolher o lixo diariamente, ou três vezes por semana. “Falta informação, precisa melhorar a comunicação, afinal não é justo a comunidade ter que pagar um imposto para o qual não sabe se vai ter o serviço. O distrito de Xarqueada sempre foi um exemplo de limpeza e organização e agora estamos abandonados”.