Por Carine Pompermaier
A presidente do Legislativo de Putinga, Marina De Col Bertuol, acompanhada do presidente do Legislativo de Doutor Ricardo, Rodrigo Baldissera, do vice-presidente do Legislativo de Ilópolis, Sergio Toigo, e outros vereadores da região, viajou a Porto Alegre nesta quinta-feira, 17, para cumprir agenda na Assembleia Legislativa.
“Tivemos audiência com o presidente da Assembleia, o deputado Valdecir Oliveira, tentamos agenda com o governador e levamos uma carta aberta explanando sobre a estiagem no Vale do Taquari”, ressalta Marina.
Na carta continha: “O Vale Taquari passa por uma das suas maiores estiagens, e mais 65% dos nossos municípios já decretaram estado de emergência. Além da falta d’água para as lavouras e consumo animal, alguns de nossos municípios já estão com falta de água para o consumo humano. Nos últimos meses, nossos agricultores e pecuaristas familiares enfrentaram uma série de adversidades que tornaram ainda mais complexa a atividade primária. Por três anos consecutivos, o RS foi castigado por severas estiagens que provocaram muitos prejuízos nas lavouras do Vale do Taquari em culturas que são consideradas fundamentais, dentre elas o milho, grão que é base para a ração animal e muito importante para a alimentação humana”, manifestaram.
E ainda: “Para agravar ainda mais a situação, no mesmo período, vivemos pandemia do Coronavírus, que levou não só ao cancelamento de feiras e eventos, mas também ao aumento de insumos e, por um determinado período, as demais restrições que foram implantadas, ampliaram as dificuldades”, escreveram.
Diante do cenário, a Associação dos Vereadores do Vale do Taquari solicitou as seguintes medidas ao Governo do Estado: Prorrogação de todas as dívidas dos produtores rurais que tenham origem no crédito rural pelo prazo de 120 dias; implementação com urgência do Programa Avançar Agricultura, que prevê medidas estruturantes relacionadas à agricultura irrigada e preservação de água; disponibilização da estrutura do Estado para contratação e/ou cessão de caminhões pipa para levar água aos locais mais fragilizados; rebate ou prorrogação nos pagamentos do Programa Troca-Troca, para amenizar o endividamento dos pequenos agricultores afetados pela estiagem; disponibilização urgente de horas máquinas (escavadeira hidráulica) a todos os municípios em situação de emergência; apoio urgente de Assistência Social aos agricultores familiares e trabalhadores de baixa renda não segurados, que não têm acesso ao crédito rural e que dependam exclusivamente da agricultura de subsistência; perfuração imediata de poços artesianos nos município com racionamento de água para consumo humano; criação de linhas de crédito emergencial para agricultores familiares, com juros e taxas bancárias subsidiadas pelo Estado.
[caption id="attachment_4265" align="alignnone" width="225"]
Presidente do Poder Legislativo Marina De Col Bertuol entregou reivindicação ao presidente da Assembleia Legislativa Valdecir Oliveira[/caption]